domingo, 6 de outubro de 2019

Diagrama de Venn

O diagrama de Venn é uma forma gráfica que representa os elementos de um conjunto. Para fazer essa representação utilizamos formas geométricas.
Para indicar o conjunto universo, normalmente usamos um retângulo e para representar subconjuntos do conjunto universo empregamos círculos. Dentro dos círculos são incluídos os elementos do conjunto.
Quando dois conjuntos possuem elementos em comum, os círculos são desenhados com uma área de intersecção.
Diagrama de Venn
O diagrama de Venn recebe esse nome em homenagem ao matemático britânico John Venn (1834-1923) e foi concebido para representar operações entre conjuntos.
Além de ser aplicado em conjuntos, o diagrama de Venn é empregado nas mais diversas áreas do conhecimento como por exemplo lógica, estatística, ciências da computação, ciências sociais, entre outras.

Relação de inclusão entre conjuntos

Quando todos os elementos de um conjunto A também são elementos de um conjunto B, dizemos que o conjunto A é subconjunto de B, ou seja o conjunto A é parte do conjunto B.
Indicamos este tipo de relação por A subconjunto B e lemos "A está contido em B". Podemos usar ainda B superconjunto A que representa "B contém A".
Para representar a relação de inclusão através do diagrama de Venn, colocamos um círculo dentro de um outro círculo para indicar que um conjunto é subconjunto do outro.

Exemplo

O conjunto B dos meses do ano que começam com a letra J é um subconjunto do conjunto A dos meses do ano. Assim, podemos representar esses conjuntos através do diagrama de Venn, conforme imagem abaixo:
Subconjunto diagrama de Venn

Nenhum comentário:

Postar um comentário